Início, Blog

, Como se preparar para morar sozinho

Voltar

Como se preparar para morar sozinho

Estilo de vida - 12.09.2018

Quem nunca pensou em morar sozinho, para ser independente, para ter mais liberdade, mais privacidade e uma rotina só sua, sem ninguém para interferir e ditar regras o tempo todo, que atire a primeira pedra!

Normalmente, a decisão de morar sozinho surge pela necessidade de sair da cidade natal para estudar, pela conquista de uma boa oportunidade de emprego ou, simplesmente, pelo desejo de alçar voos por conta própria.

Sair da casa dos pais é um grande passo, já que é uma decisão que influencia diretamente no amadurecimento pessoal e, até mesmo, financeiro.

Afinal, morar sozinho “obriga” as pessoas a andar com suas próprias pernas, a se responsabilizar pela limpeza e organização do novo lar, a cozinhar sua própria comida e, às vezes, a arcar com as suas despesas.

Isso pode assustar alguns num primeiro momento.

Mas, não se preocupe! Morar sozinho pode ser mais simples do que você imagina.

Basta ter uma dose de organização e planejamento, para não correr o risco de se “enrolar” nas despesas e “se afogar” no mar das finanças.

Está “ansioso” para sair da casa dos pais e, ao mesmo tempo, curioso para saber como se preparar para morar sozinho? A MML dá as dicas para ajudar você nesta tarefa.

1. Faça um planejamento: coloque na ponta do lápis todas as despesas que terá na nova moradia.

2. Quite todas as suas dívidas: antes de sair da casa dos pais, analise bem as suas finanças, veja se existem débitos em aberto e faça um esforcinho para quitar tudo.

3. Tenha uma reserva: guardar uma graninha é uma ótima ideia, já que você pode precisar para comprar alguns móveis e eletrodomésticos, ou para se manter na nova casa nos primeiros meses.

4. Encontre um aluguel que caiba no seu bolso: defina exatamente o que você procura – localização, preço e características do imóvel e do condomínio. Faça uma pesquisa na internet e visite somente os apartamentos que se encaixarem nas suas necessidades e no seu bolso.

5. Analise suas despesas e sua renda: otimize seu orçamento e, se necessário, corte alguns gastos.

6. Prefira apartamentos que tenham maior estrutura: contar com espaços coletivos e de compartilhamento que otimizem sua vida e reduzam seus custos mensais. Por exemplo: se o condomínio tiver lavanderia você não precisa investir em máquina de lavar. Se tiver bicicletário com bikes compartilhadas, você não precisa investir numa bike própria. Espaços como fitness resultam em economia de academia.

7. Aprenda sobre organização: tudo o que você tirar do lugar vai ficar exatamente onde você deixou. Então, tenha em mente que sua nova casa só vai ficar organizada, se você mesmo arrumar o que desarrumou! A menos que nas suas finanças caiba a contratação de uma empregada doméstica.

8. Arrume seu novo lar aos poucos: comece com o básico – cama, mesa, cadeiras, geladeira, fogão e micro-ondas. Depois, vá comprando outros móveis, utensílios e itens de decoração que julgar necessário.

9. Prefira morar em edificações mais novas: prédios novos são projetados para cabeamento elétrico mais moderno, por isso oferecem mais pontos de energia e facilitam a instalação de equipamentos eletrônicos de última geração. Outra vantagem é que empreendimentos novos têm condomínio mais baixo, pela necessidade de menos manutenções.

10. Em caso de aluguel, prefira imóveis mobiliados: assim, você economiza na mobília na hora de montar o seu cantinho e sobra mais recursos para decorar do seu jeito.

Outras dicas importantes: guarde as notas fiscais das compras de mobília e eletrônicos enquanto estiverem na garantia, guarde os comprovantes de pagamento de contas como água, luz e condomínio por, pelo menos, 1 ano; tenha cuidado com instalações de gás e elétrica, não fure paredes e nem faça consertos no imóvel sem consultar o proprietário e, também, em caso de aluguel, se prepare para entregar o imóvel nas mesmas condições em que recebeu quando do encerramento do contrato.

Seguindo esses passos básicos, você vai poder morar sozinho e conquistar sua tão sonhada independência!

Comentário sobre esta notícia

Não perca mais nenhum conteúdo como este