Início, Blog

, Trekking ou hiking. Qual modalidade atrai você?

Voltar

Trekking ou hiking. Qual modalidade atrai você?

Estilo de vida - 29.08.2018

Todo o mundo sabe que, para ter uma vida mais saudável, é muito importante praticar atividades físicas regularmente.

E, cada dia, surgem novas modalidades de esportes, ajudando que mais pessoas se sintam atraídas pela prática esportiva.

Para quem ainda não pratica, ouvir as expressões Trekking e Hiking parece meio confuso. Quais as diferenças, já que aparentemente parecem ser a mesma coisa? Afinal, as duas proporcionam contato com a natureza, caminhadas e desafios, e exigem roupas e equipamentos semelhantes.

Então, para quem ainda não conhece, aí vai uma explicação simples: trekking é o tipo de caminhada de longa duração. Já o termo hiking se refere a caminhadas de curta duração.

Tanto uma, quanto outra, garantem sensação de paz e tranquilidade, e são formas bastante divertidas para quem tem espírito aventureiro, além de trazerem benefícios para a saúde física e mental!

Nas duas modalidades, as palavras de ordem são: gostar de aventuras, de se exercitar, de viver momentos de imersão junto à natureza e estar disposto a fazer horas de caminhada.

Mas, por mais que os dois sejam atividades relacionadas a caminhadas em meio a paisagens, existem mais algumas diferenças, além do tempo de duração.

No trekking, o trajeto é mais longo, o que exige pernoite (acampamento ou hospedagem em pousadas) e um bom preparo físico, para chegar até o fim. Neste roteiro, você poderá se deparar com “obstáculos”, como montanhas, lama, rios e vento. Mas, acredite: no final de tudo, as paisagens de tirar o fôlego recompensam o esforço!

O trekking é uma experiência mais radical. Por isso, se você pretende se aventurar num trajeto desses, esteja bem equipado, conheça previamente o caminho a ser percorrido e conte com o acompanhamento de guias experientes.

Já o hiking é um trajeto mais curto, que dura apenas algumas horas, não exigindo acampamento.

Numa tradução mais informal, “hiking” quer dizer “andar por aí”. E, por se tratar de roteiros mais curtos, é um tipo de caminhada que pode ser praticado por pessoas de qualquer idade.

Livre de obstáculos, o hiking não exige muito esforço físico. Então, dá para se dizer que é uma espécie de trilha com efeito relaxante.

Normalmente, o hiking é realizado em parques ecológicos, com trilhas já prontas e é recomendado para quem não quer passar a noite em meio à natureza.

Agora que você já sabe a diferença entre trekking e hiking, é hora de escolher qual o tipo de caminhada que mais atrai você, para depois se aventurar, de preferência, em boa companhia.

Comentário sobre esta notícia

Não perca mais nenhum conteúdo como este