
Todo o mundo sabe que, para ter uma vida mais saudável, é muito importante praticar atividades físicas regularmente.
E, a cada dia, surgem novas modalidades de esportes, ajudando que mais pessoas se sintam atraídas pela prática esportiva.
Para quem ainda não pratica, ouvir as expressões Trekking e Hiking parece meio confuso. Quais as diferenças, já que aparentemente parecem ser a mesma coisa? Afinal, as duas proporcionam contato com a natureza, caminhadas e desafios, e exigem roupas e equipamentos semelhantes.
Então, para quem ainda não conhece, aí vai uma explicação simples: trekking é o tipo de caminhada de longa duração. Já o termo hiking se refere a caminhadas de curta duração.
Tanto uma, quanto outra, garantem sensação de paz e tranquilidade, e são formas bastante divertidas para quem tem espírito aventureiro, além de trazerem benefícios para a saúde física e mental!
Nas duas modalidades, as palavras de ordem são: gostar de aventuras, de se exercitar, de viver momentos de imersão junto à natureza e estar disposto a fazer horas de caminhada.
Mas, por mais que os dois sejam atividades relacionadas a caminhadas em meio a paisagens, existem mais algumas diferenças, além do tempo de duração.
No trekking, o trajeto é mais longo, o que exige pernoite (acampamento ou hospedagem em pousadas) e um bom preparo físico, para chegar até o fim. Neste roteiro, você poderá se deparar com “obstáculos”, como montanhas, lama, rios e vento. Mas, acredite: no final de tudo, as paisagens de tirar o fôlego recompensam o esforço!
O trekking é uma experiência mais radical. Por isso, se você pretende se aventurar num trajeto desses, esteja bem equipado, conheça previamente o caminho a ser percorrido e conte com o acompanhamento de guias experientes.
Já o hiking é um trajeto mais curto, que dura apenas algumas horas, não exigindo acampamento.
Numa tradução mais informal, “hiking” quer dizer “andar por aí”. E, por se tratar de roteiros mais curtos, é um tipo de caminhada que pode ser praticado por pessoas de qualquer idade.
Livre de obstáculos, o hiking não exige muito esforço físico. Então, dá para se dizer que é uma espécie de trilha com efeito relaxante.
Normalmente, o hiking é realizado em parques ecológicos, com trilhas já prontas e é recomendado para quem não quer passar a noite em meio à natureza.
Agora que você já sabe a diferença entre trekking e hiking, é hora de escolher qual o tipo de caminhada que mais atrai você, para depois se aventurar, de preferência, em boa companhia.