• 30 jun 2025

Como financiar um apartamento na planta

Dicas

Compartilhe

Comprar um apartamento na planta pode ser um bom negócio para quem está planejando investir em imóveis ou adquirir seu primeiro apartamento.

Isso porque eles trazem maior retorno para o investimento, maior valorização quando entregues (o preço pode subir até 20% logo após a entrega das chaves), e o comprador pode personalizar o projeto, fazendo pequenos ajustes hidráulicos, elétricos, de acabamento, retirar ou colocar paredes (se a estrutura permitir).

O preço de um imóvel na planta também costuma ser mais atraente e, muitas vezes, as condições de pagamento e financiamento são diferenciadas e bem mais vantajosas.

Então, se você está pensando em financiar um imóvel na planta, confira o passo a passo que a MML preparou para você, dentro de uma das muitas modalidades de financiamento.

  • Passo 1:
    Encontre um imóvel em um empreendimento que atenda as suas necessidades de localização, tamanho, estrutura e segurança.
  • Passo 2:
    Verifique a credibilidade e o histórico da construtora.
  • Passo 3:
    Faça uma simulação do financiamento, para verificar se as parcelas vão caber no seu orçamento junto ao banco ou ao corretor.
  • Passo 4:
    Nesta etapa, uma das modalidades mais comuns é, ao realizar a compra do imóvel, financiar direto com a incorporadora até que o empreendimento esteja quase pronto. Próximo à entrega, o cliente deve procurar à Caixa e realizar um novo financiamento direto com o banco.
  • Passo 5:
    Entregue para o banco a documentação necessária para fazer o cadastro (documentos pessoais e do imóvel) e a análise de crédito para o financiamento.
  • Passo 6:
    Depois de assinado o contrato de financiamento, é preciso registrar o imóvel no Cartório de Registro de Imóveis e pagar o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), que corresponde de 1% a 2% do valor do imóvel comprado.
  • Passo 7:
    Com esse tipo de financiamento, o investidor congela o saldo devedor com a construtora, não tendo que pagar mais as variações do Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) do seu contrato, e ainda ganha agilidade no momento da conclusão do empreendimento.
  • Passo 8:
    Com o financiamento e o Habite-se (documento expedido pela prefeitura) em mãos, a mudança para o novo apartamento pode ser feita no dia seguinte ao da entrega do empreendimento.

Tem dúvidas?

Entre em contato com nossa equipe.