
Comprar um apartamento na planta pode ser um bom negócio para quem está planejando investir em imóveis ou adquirir seu primeiro apartamento.
Isso porque eles trazem maior retorno para o investimento, maior valorização quando entregues (o preço pode subir até 20% logo após a entrega das chaves), e o comprador pode personalizar o projeto, fazendo pequenos ajustes hidráulicos, elétricos, de acabamento, retirar ou colocar paredes (se a estrutura permitir).
O preço de um imóvel na planta também costuma ser mais atraente e, muitas vezes, as condições de pagamento e financiamento são diferenciadas e bem mais vantajosas.
Então, se você está pensando em financiar um imóvel na planta, confira o passo a passo que a MML preparou para você, dentro de uma das muitas modalidades de financiamento.
- Passo 1:
Encontre um imóvel em um empreendimento que atenda as suas necessidades de localização, tamanho, estrutura e segurança. - Passo 2:
Verifique a credibilidade e o histórico da construtora. - Passo 3:
Faça uma simulação do financiamento, para verificar se as parcelas vão caber no seu orçamento junto ao banco ou ao corretor. - Passo 4:
Nesta etapa, uma das modalidades mais comuns é, ao realizar a compra do imóvel, financiar direto com a incorporadora até que o empreendimento esteja quase pronto. Próximo à entrega, o cliente deve procurar à Caixa e realizar um novo financiamento direto com o banco. - Passo 5:
Entregue para o banco a documentação necessária para fazer o cadastro (documentos pessoais e do imóvel) e a análise de crédito para o financiamento. - Passo 6:
Depois de assinado o contrato de financiamento, é preciso registrar o imóvel no Cartório de Registro de Imóveis e pagar o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), que corresponde de 1% a 2% do valor do imóvel comprado. - Passo 7:
Com esse tipo de financiamento, o investidor congela o saldo devedor com a construtora, não tendo que pagar mais as variações do Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) do seu contrato, e ainda ganha agilidade no momento da conclusão do empreendimento. - Passo 8:
Com o financiamento e o Habite-se (documento expedido pela prefeitura) em mãos, a mudança para o novo apartamento pode ser feita no dia seguinte ao da entrega do empreendimento.