• 30 jun 2025

Pouco espaço. Muita criatividade!

Dicas

Compartilhe

Uma tendência que vem se confirmando dia a dia: as pessoas mais jovens e os casais da terceira idade estão optando por casas e apartamentos mais compactos.

Isso porque espaços menores demandam menos cuidados e manutenção, sobrando tempo para os moradores aproveitarem a vida fora de casa, viajando e curtindo bons restaurantes, cafés e lugares descolados.

Em áreas privativas reduzidas, por menor que sejam as peças e por mais otimizados os móveis sob medida, sempre vai sobrar um cantinho para criar uma solução bem personalizada e criativa, que dê charme ao ambiente.

Para isso, o que não faltam são objetos decorativos e funcionais como prateleiras, quadros, espelhos e, até mesmo, plantas como excelentes opções.

Mas, antes de colocar a “mão na massa”, é necessário comparar o tamanho dos objetos com as proporções dos cômodos, para que os ambientes fiquem harmônicos e agradáveis.

Por exemplo: em ambientes pequenos, o ideal é trabalhar com linhas horizontais. O que vai dar a sensação de um espaço maior.

E, mesmo que não haja nenhuma regra pré-estabelecida, o bom senso deve ser o norte na hora de decorar o ambiente e de escolher os móveis.

Neste post, a MML traz algumas dicas de como decorar ambientes com pouco espaço, mas com muita criatividade. Fique atento e veja qual delas combina mais com sua necessidade, estilo e personalidade.

Prateleiras – São as opções mais comuns e funcionais para preencher espaços. Fácil instalação e em diversas cores e formatos, as prateleiras se encaixam perfeitamente na decoração de ambientes.

  • Espelhos – Utilizados para aumentar ambientes e dar sensação de profundidade, os espelhos também podem funcionar como objetos decorativos. Se posicionados próximos a janelas, ajudam a levar mais luz a ambientes com pouca luminosidade natural.
  • Quadros – Usar quadros na decoração dá mais charme aos ambientes. Disponíveis em muitas cores e formatos, os quadros são objetos bem simples de serem acrescentados na decoração.
  • Mesas – Por serem muito úteis, as mesas são itens indispensáveis em qualquer espaço. Quando dispostas em locais estratégicos, podem servir de apoio para outros itens decorativos. O que enriquece ainda mais os ambientes.
  • Plantas  – Em diversas cores e tamanhos, as plantas, principalmente as flores, dão um pouco de natureza ao ambiente e ficam bem em qualquer espaço.
  • Mosaico de fotos – Mas, se estas opções não agradarem você, que tal apostar numa decoração mais criativa? Fazer um mosaico de fotos, utilizando áreas livres e formas geométricas, para criar sua própria “obra de arte”, é uma boa ideia!

Se o seu prédio tiver bicicletário, como o Mood e o Prime da MML, tranquilo.

Agora, se não tiver, você pode até dispor uma bike sobre o sofá, como na foto que ilustra nosso post. Só é preciso um pouco mais de atenção na hora de furar a parede para a instalação do porta-bicicletas. É preciso verificar se ela tem estrutura para isso e se não há encanamentos de água ou de energia elétrica no local.

Agora, se o tempo é escasso e os recursos maiores, a opção é contratar um profissional de design de interiores. Eles sempre têm alguma ideia bacana para agregar mais estilo ao seu apartamento.

E, depois, é “mãos à obra”!

Tem dúvidas?

Entre em contato com nossa equipe.